Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Depois de um dia mau pode haver um céu estrelado. O meu reino.


06
Out14

Começo por manifestar o meu alívio com a resolução desta situação. A partir de amanhã o horário do meu filho voltará ao desenho inicial, ou seja, tem três manhãs livres por semana. Foi uma batalha difícil, nem se percebe bem porquê, mas a verdade é que foi custoso. Para que fique claro (houve um comentário aqui no blogue de alguém que não percebeu, e se não percebeu é porque me expliquei mal), vou resumir a novela. O meu filho está no quinto ano numa turma de ensino articulado. Significa que a maioria dos alunos daquela turma estão também a aprender música numa escola reconhecida pelo Ministério da Educação e com protocolo com a escola que frequentam. Estar no ensino articulado significa para os pais dos alunos várias coisas: que eles deixam de pagar. Propina da escola da música (ou parte dela), que os miúdos são dispensa dados, por lei, das disciplinas de expressão artística porque passam a ser avaliados nessa vertente pelos resultados que têm na escola de música. Para uma criança de 10 anos que tem a carga horária de 6 horas de música por semana, mas ensaio diário em casa, todo o tempo livre é importante. Até porque precisam desse tempo para estudar, brincar, ver televisão, fazer desporto... O que seja. A turma do meu filho tem meninos de várias escolas de música o que torna, logo à partida, muito difícil fazer um horário que satisfaça todos. Por isso, parece-me, a escola teve o cuidado de libertar os meninos 3 manhãs por semana (é o que acontece a todas as turmas da tarde naquela escola) e, como a decisão da turma de ensino articulado ser de tarde complica a vida de alguns desses meninos porque a sua escola de música tem aulas precisamente ao final da tarde, a direcção teve o cuidado de colocar as disciplinas das quais eles estão dispensados ao final da tarde, para que eles possam sair mais cedo. Depois de muita ginástica conseguimos orientar o horário do Henrique. Até que um dia, sem sequer ter sido comunicado formalmente aos pais,as crianças chegam a casa dizendo que vai haver uma troca no horário que os obriga a sair mais cedo à segunda, mas a ter de ir à escola à quarta-feira de manhã para ter apenas uma disciplina. A ideia pareceu-nos logo péssima. E ficámos à espera de uma explicação da directora de turma ou da directora do agrupamento. Supostamente seria para que um dos meninos que está a estudar música pudesse ir a uma determinada disciplina durante os dias de semana, coisa que não era possível com o horário como estava. Só que depressa percebemos que essa mudança em nada iria alterar a situação desse menino. Ele teria de estar dispensado nos finais de tarde de segunda e de quinta para poder ir à escola de música e o horário de quinta-feira não foi nem seria alterado. Resultado: foi mau para todos e, pior, mostrou uma certa arbitrariedade na tomada de decisões. Como é que se muda um horário por causa de um aluno? Pior, sem consultar os restantes pais. Pior, essa mudança não resolvia nada. E nisto estivemos quase três semanas, com grande confusão, falta de explicações, pessoas exaltadas... Inscrever uma criança no ensino articulado é lancá-la no ensino artístico e, como tal, é decidir que a música é uma prioridade, nestas idades gostamos que os miúdos façam tudo e mais um par de botas, mas às vezes é preciso fazer escolhas: nós tivemos de fazer as nossas. E parece-me (não quero ser injusta, mas é o que corre) que nem todos os pais pensam da mesma forma e acham que o desporto dos meninos é mais importante do que a música. Acho uma decisão plausível e razoável. Mas já não acho que se pense que se têm de mudar as coisas servido 1 e prejudicando 20.

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Imagem de perfil

De Lila a 06.10.2014 às 10:23

O meu filho tambem está no ensino articulado, mas funciona de uma forma muito mais simples. Tem aulas todos os dias das 8h20 as 13h10 e duas tardes por semana vai ao conservatório. Todos os meninos das duas turmas de ensino articulado estão no conservatório, juntos. São turmas sempre especiais nesta escola, com horarios e professores melhores, pelo simples facto de que têm outra vertente, que os obriga a estudar ainda mais do que os outros meninos. Até agora, está tudo a correr muito bem! Espero que com o Henrique tambem, apesar do inicio atribulado.
Beijinhos,
Sem imagem de perfil

De helena a 06.10.2014 às 14:54

Tudo está bem quando acaba em bem. Que não haja mais surpresas e que o ano corra bem.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Calendário

Outubro 2014

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2011
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2010
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2009
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2008
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2007
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2006
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2005
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D