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Depois de um dia mau pode haver um céu estrelado. O meu reino.


02
Fev06

Como odiar o Ikea

por Princesa das estrelas
Eu não fui dormir para a porta da Ikea à espera de ser um dos primeiros clientes a pisar aquele chão sagrado e a receber um vale de 500 euros em compras. Mas confesso que fiz várias incursões aos arredores de Madrid para mobilar a minha casita com móveis com uma excelente relação qualidade/preço, e de design sueco. Sim, eu era uma fã daIkea e foi com júbilo que a recebi.
A organização sueca, o respeito pelo meio ambiente, o espaço pensado para as crianças, os móveis que pensam em todos os cantinhos de arrumação... sim, isso tudo.
Mas confesso que, na minha listinha pessoal, o Ikea passou rapidamente de bestial a besta. É que tanta organização, tanto pormenor, tantas regras, tanta intransigência, chega a meter nojo. Eu, que facilmente me passo com o desenrascanso e o facilitismo dos portugueses, ontem ia tendo um ataque cardíaco provocado pela chamado "síndrome da fila".
Passo a explicar
Fui à Ikea comprar material de escritório para a empresa onde trabalho.
Já tinha metade do trabalho avançado, pensava eu, porque tinha ido lá anteriormente e tinha anotado todos os corredores e secções onde se encontrava o bendito mobiliário.
Incidente 1: Estávamos nós no corredor 32 secção 14 à procura do tampo de secretária quando nos deparamos com um espaço em branco... Passa um funcionário. "Sabe se o tampo está esgotado? Não sei, vai ter que se dirigir ao balcão das informações e perguntar" Assim fiz. Cheguei lá e... fila. É que estava apenas um funcionário no dito balcão. Dez minutos depois sou informada que o tal tampo só chegaria dentro de três semanas. Comprámos o tampo de outra cor.
Incidente 2: Escolhemos quatro belas cadeiras giratórias mas, espanto nosso, não estão em nenhu dos fantásticos corredores. Era preciso voltar ao piso de cima, ir ter com o funcionário da área dos escritórios e fazer a reserva das 4 cadeiras. Assim fiz e, quando lá cheguei.... nova fila. Apenas uma empregada para registar todos os pedidos e responder a todas as dúvidas.
Incidente 3: Das seis cadeiras para a sala de reuniões só encontrámos 4. Passa novo empregado no corredor 30. "Por acaso não sabe se há mais cadeiras destas... Pois, vai ter que se dirigir ao balcão das informações". Aquele onde tinha demorado 15 minutos para uma yes or no answer? Desistimos e comprámos apenas 4 cadeiras
Incidente 4: Depois de mais de duas horas a carregar e procurar tralhas chegámos à caixa. "Muito boa tarde. Vamos precisar de factura. Ah, facturas são emitidas na caixa central". Como? Lá fui e, quando lá cheguei, esperava-me uma outra fila. Pequena, é verdade, o que me deixou com alguma esperança. Mas, só para me contrariar, houve uma avaria na impressora que cospia as facturas... ok, mais dez minutos de espera. Respiro fundo e pergunto pelo livro de reclamações. "Sim, temos, está no Apoio ao Cliente". Cheguei lá e, para além da fila, esperava-me um novo sistema: tirar uma senha. Desisti, faço o meu comentário aqui, neste blog, sentadinha e em minha casa.
Incidente 5: Transporte e montagem. É verdade, precisávamos destes serviços. Sim, fomos para a fila e tirámos a senha mas, lá chegados, fomos informados que teríamos que tirar a senha da "entrega de mercadoria" para podermos levantar as tais 4 cadeiras que não estavam disponíveis dentro da loja. "Mas porquê ir para aquela fila se as cadeiras são para vocês entregarem? Tem que ser assim. Política da empresa"
Chegada a nossa vez no transporte e montagem somos informados de algo surreal, o pagamento do transporte aumenta de acordo com o montante das compras. tudo bem, parece-me justo. Mas o montante da montagem também. "Desculpe? mas de todas as compras que vão transportar só têm que montar 4 secretárias e 4 cadeiras" Pois mas o montante total das compras é superior a 1200 euros, logo a montagem é de 120". Ok, então queremos só transporte. "Muito bem, é ali na fila ao lado" - Socorro!
Incidente 6: Chegados à fila ao lado e apesar de entregarmos a factura da compra, damos de caras com uma empregada que devia estar a concorrer ao Guiness de empregada mais lenta do universo e que volta aregistar um a um todos os itens comprados. No decorrer de tal operação verifica que há um suporte para panelas a menos. Dirigo-me à caixa e informo a menina que registou indevidamente 1 suporte. Resposta "Tem que ir ao andar de cima buscar um outro e passar aqui na caixa". "Mas não dá para pedir a alguém que vá lá buscar, uma vez que foi um erro seu?" Não, é a política da empresa". Mais 15 minutos e uma grande correria.
De volta à fila do transporte somos informado que, além do 89 euros do transporte temos que pagar mais 3,75 por uma caixa para guardar as peças soltas e mais 9 para as embalar e assim proteger de eventuais danos no transporte. "Ok, embale lá essa porcaria que eu já estou quase a ganhar raízes..."
Olhei para o relógi0. Quase 21h00. Tinhamos chegado às 18h00.
Fiquei a pensar que talvez a nossa desorganização não seja assim tão má e que a mania da organização levada ao extremo pode ser bem pior.
Moral da história: Tão cedo não me apnaham na IKEA, podem ter a certeza!

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